janeiro 24, 2020

O impacto do Brexit para o cidadão comum

 

 

Já parou para pensar que, num mundo globalizado, acordos políticos da Europa podem impactar a sua vida? Neste artigo, tratamos sobre como o Brexit pode fazer isso. Continue conosco!

Quando o assunto é o termo “Brexit”, estamos falando do processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Isso porque “Brexit” é a soma das palavras “British” e “exit”, ou seja, quer dizer “saída britânica”.

As discussões acerca da saída já existe há alguns anos. A partir de 2010, na Inglaterra, o debate começou a ganhar corpo, até que em 2016 uma proposta foi aprovada em referendo e foi dada a largada para um episódio da história britânica que não afetou apenas a Europa, como o mundo todo.

Rotineiramente, este assunto ocupa a fileira das prioridades em jornais impressos e programas televisivos. Isso ocorre porque há muita oposição à decisão, tanto por parte da população britânica, quanto de grupos políticos que votaram contra e buscam a reversão do que foi aprovado.

Com tantas informações a respeito do assunto circundando-nos no dia a dia, é comum ficar confuso a respeito desta etapa histórica que perpassa o velho continente. Foi pensando nisso que preparamos este artigo.

Aqui, você entenderá melhor alguns dos impactos que o Brexit trará para a economia do mundo. Mas também para o cidadão comum, que continua a viver a sua vida pode ainda não ter noção sobre como isso impactará a sua vida.

Em primeiro lugar: como afetará a UE?

Para entender como nos afetará, precisamos entender como essa saída do Reino Unido afetará aos países próximos. De pronto, podemos destacar que pelo menos 27 países membros da União Europeia serão afetados nos seguintes pontos:

– Mobilidade da mão de obra;

– Fluxo de capital;

– Barreiras comerciais;

Os quais, consequentemente, levarão a:

– Desemprego;

– Alteração na produção.

Por que isso ocorrerá? Em linhas bem gerais, por dois motivos. O primeiro é o fato de que o Reino Unido está dentre os principais aliados comerciais da UE, além de que os fluxos de imigração são muito intensos.

O segundo motivo do por que isso afetará tanto aquela economia, são as ideias defendidas pelos apoiadores do Brexit, dentre as quais estão:

– Restrição da imigração;

– Fortalecimento da soberania interna;

– Aumento de recursos públicos para os britânicos.

Ou seja, muitas pessoas serão afetadas por essas mudanças, uma vez que tendem a beneficiar o interno em detrimento do externo.

No que isso afetará o Brasil?

Até então, achamos relevante dar um panorama geral sobre o que é o Brexit e o porquê ele causa tanto debate e discussão no mundo. Agora, você precisa saber no que isso afetará a sua vida, enquanto cidadão comum.

A resposta é que depende da maneira como se efetuará a saída, se ela se efetuará com acordo ou sem acordo. No caso de um rompimento total, muitos trabalhadores em nosso território podem ter seus empregos comprometidos, principalmente de setores ligados à exportação e agricultura.

Outro impacto grave é nas exportações dos países do Mercosul. Dependendo do produto, é possível que assistamos à mudanças nos preços de alguns dos alimentos que compramos no mercado.

Esperamos que estas dicas possam ter te ajudado a ficar por dentro de um assunto que vem gerando tanta polêmica. Se informar é se precaver de eventuais impactos diretos que o Brexit possa ter no seu dia a dia.

SHARE:
Uncategorized 0 Replies to “O impacto do Brexit para o cidadão comum”