Tipos de energias renováveis

Os diferentes tipos de energia renovável têm um impacto mínimo sobre o meio ambiente, uma vez que, entre muitas outras coisas, não envolvem a emissão de gases de efeito estufa ou a presença de resíduos ou outros produtos tóxicos, como é o caso das fontes tradicionais. Nós falamos sobre isso nas próximas linhas.

O que são energias renováveis?

As energias renováveis são aquelas produzidas em uma contínua e constantemente renovado, sendo inesgotável em uma escala humana. As principais formas de energia renovável existentes são, por exemplo, as energias de biomassa, hidráulica, eólica, solar, geotérmica e marinha.

Neste momento, a contribuição das energias renováveis em relação ao consumo global de energia primária é de cerca de 8% em Espanha, enquanto na Europa é de 6%, percentagens que correspondem praticamente à energia hidráulica e à biomassa. A União Européia propôs triplicar a contribuição atual para este tipo de energia em três para o ano 2020, para atingir 20% do consumo total de energia e 10% dos biocombustíveis.

Em nosso país, a apostar neste tipo de energia renovável teria um impacto muito positivo, uma vez que a dependência energética externa seria reduzido, favoreceria o desenvolvimento da indústria local e exportação de tecnologia proprietária tornam possível às regiões insulares.

O Sol , direta ou indiretamente, é a origem de todas as energias renováveis, exceto as marés e geotérmicas. E é isso, a energia do Sol se move através do espaço na forma de radiação eletromagnética, uma parte dessa energia chegando à atmosfera. Desta energia, uma parte será absorvida pela atmosfera e pelo solo e outra é refletida diretamente no espaço a partir do solo. Portanto, precisamente, menos da metade da radiação solar atinge a superfície da Terra.

Classes de energias renováveis

Entre os diferentes tipos de energia renovável, destacamos:

Energia solar

A energia da luz solar tem sido usada para muitas atividades diferentes, como agricultura, arquitetura ou indústria. Entre os vários tipos de energia solar, a chamada térmica solar é usada especialmente para aquecer fluidos.

Possivelmente, a energia solar é uma das mais limpas que existem, especialmente no que diz respeito à captação de radiação solar e não tanto à fabricação da tecnologia necessária para ela.

Para mais informações, recomendamos que você leia nosso artigo ” Tipos de energia solar ”

Energia eólica

Outra das energias renováveis ​​mais limpas que existe é a chamada cinética ou ecológica, que usa a força do vento para obter eletricidade. Este setor experimentou um salto qualitativo nos últimos anos devido ao descarte de turbinas em terra ou mar.

Entre as vantagens que esse tipo de energia poderia proporcionar, destacamos menos poluição, já que as turbinas eólicas não realizam nenhum processo de combustão. Seu desmantelamento não deixa vestígios, embora seja verdade que, durante sua operação, pode ser um problema para as aves. Neste momento, a tecnologia está avançando para migrar para parques eólicos no oceano como um caminho alternativo para esse tipo de problema.

Energia hidraulica

Até poucos anos atrás, a energia hidráulica era uma das usadas na Espanha, sendo superada pela energia eólica e solar. Aproveitando a energia produzida pela movimentação de água, a maioria das usinas hidrelétricas utiliza barragens para represar a água dos rios e, posteriormente, liberá-la de maneira controlada nos rios. A grande maioria dessas barragens é destinada à produção de energia elétrica.

Energia das marés

Aproveite o movimento das ondas para gerar eletricidade, esse tipo de energia tem um grande potencial e é especialmente eficaz, mesmo que você não esteja usando tudo o que deveria. Junto com essa energia também pode ser destacada a usina hidrelétrica, que também aproveita a força da água. Apesar de ser limpo, não podemos dizer que é totalmente respeitoso com o meio ambiente, uma vez que é utilizado, uma vez que pode afetar o ciclo da água a nível internacional.

Biomassa

A biomassa é outra fonte de energia renovável, especialmente interessante devido à eficiência que seu uso pode implicar. É ideal para melhorar a gestão ambiental dos ecossistemas naturais. Graças ao seu uso podemos transformar um material residual como restos de uma poda ou azeitona ossos em um recurso que é realmente útil.

Com uma porcentagem de emissões neutras, não causa o fenômeno da chuva ácida com seu processo de combustão ou que minimiza o risco de incêndio.

Energia geotérmica

Essa alternativa encontra sua fonte de energia no subsolo, extraindo seu calor do interior da Terra, caracterizado por um impacto ambiental mínimo. Sua produção é muito mais barata do que outras que são mais poluentes, como é o caso de usinas nucleares ou usinas de carvão.

A energia geotérmica pode ser explorada hoje de duas maneiras, quer como produção de calor ou electricidade. No último caso, a saída de vapor das fontes geotérmicas é usada para acionar turbinas que iniciam geradores elétricos. Esta produção de calor e energia pode ocorrer a um custo mínimo. Para ser mais exato, a bomba geotérmica tem uma vida mais longa, reduzindo assim o custo de ar condicionado de uma casa.

Biocombustíveis

Os biocombustíveis são produtos de transformação biológica de fontes de biomassa física, química ou. Pode ser sólido, tais como, por exemplo, a partir da agricultura bem conhecido e silvicultura (madeira, palha, podas) ou líquidos, tais como biocombustíveis e são utilizados para substituir o uso de petróleo em combustíveis.

Entre os de tipo gasoso podemos destacar o chamado biogás , formado principalmente por metano e dióxido de carbono. Geralmente ocorre espontaneamente no fundo de lagoas, represas ou esgoto onde há depósitos de matéria orgânica e também em lixões.

Que outras energias renováveis você acrescentaria a essa lista e pensaria que elas são realmente eficazes e necessárias para o nosso planeta?

Deixe um Comentário